data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Um princípio de incêndio, registrado no final da tarde desta sexta-feira, assustou quem passou pelo Calçadão de Santa Maria. O fogo, que teria começado em uma fritadeira de restaurante do Santa Maria Shopping, começou a ser combatido por brigadistas do próprio shopping. Os bombeiros foram acionados e também ajudaram a combater as chamas por volta de 18h30min.
Um brigadista precisou ser socorrido após inalar fumaça e teria sido encaminhado ao Hospital da Unimed, mas sem gravidade.
- O brigadista de serviço fez o primeiro controle. Assim que entramos no ambiente tinha bastante fumaça dentro, bastante tóxica, fazemos todas varreduras em todos andares. Encontramos um funcionário que tinha inalado bastante fumaça, no quarto pavimento, usamos a máscara para oxigenação. Nenhuma outra vítima foi encontrada. Como o fogo já tinha sido controlado, só ligamos os exaustores para fazer a limpeza. Agora o prédio está sendo vistoriado, na parte de prevenção de incêndio, para fazer os procedimentos normais que são necessários - explicou Marcelo Lovatto, segundo sargento dos bombeiros.
Sobe para 34 mortes por coronavírus no RS
De acordo com a administração do shopping, o local havia fechado as portas instantes antes do princípio de incêndio. No sábado, as lojas funcionam normalmente. Somente a praça de alimentação não abre no sábado, porque passará por uma limpeza.
- Uma funcionária deixou ligada a fritadeira, achou que tinha desligado. E aí deu o princípio de incêndio, por sorte nosso funcionário - os nosso funcionários são super bem treinados - ele mesmo fez o trabalho, apagou o incêndio. Ele ainda conseguiu me ligar e pediu que eu ligasse para os bombeiros - explica Oneide Serro, síndica do shopping.